Tomate recheado com farofa de pinhão

EM: 22 de junho de 2017

Nessa temporada de frio, festas juninas e pinhão, preparei uma receita de tomate recheado com farofa pra vocês. A farofa precisa ficar bem úmida e dentro do tomate ela ganha ainda mais sabor. Eu adoro colocar um pouquinho de gorgonzola por cima na hora de gratinar, mas você pode trocar por parmesão se preferir! Esta é mais uma receitinha pra preparar com antecedência e colocar pra assar na hora. Eu gosto de servir com um pedaço de milho cozido! Essa receita é daquelas que aquece o coração!

Quero ver a sua receita no Instagram. É só usar a #chefcarolguimaraes!

 

 

O QUE COMPRAR?

10 tomates tipo salada

2 col. de sopa de manteiga

1 cebola média bem picada

3 dentes de alho

40 unidades de pinhão cozido e descascado

300g de farinha de rosca

200g de queijo gorgonzola

salsinha a gosto

sal

pimenta

 

COMO FAZER?

Lave os tomates, corte a base para aparar e deixar o tomate estável. Em seguida  corte a tampa e com uma colher retire o miolo com cuidado para não furar a base do tomate. Deixe os tomates de cabeça para baixo para secar todo o líquido. Tire as sementes e pique para usar na farofa.

Passe sal e pimenta dentro de cada tomate somente na hora de rechear.

Farofa: Numa panela, doure a cebola na manteiga e acrescente o alho picado. Coloque o pinhão picado e deixe dourar bem. Acrescente um pouco da polpa do tomate para a farofa ficar bem úmida. Coloque a farinha de rosca aos poucos. Finalize com a salsinha e tempere com pouco sal e pimenta. O queijo gorgonzola é bem salgado.

Deixe esfriar um pouco e coloque o queijo esfarelado para rechear os tomates.

Reserve um pouco de queijo para finalizar.

Coloque os tomates recheados num refratário. Cubra com o queijo restante, regue com azeite de oliva e leve para assar em forno pré-aquecido, a 200ºC até dourar, aprox. 20 min.

 

rendimento: 10 porções

dificuldade: fácil

tempo de preparo:  40 minutos

 

Tags

Categorias


Viverno digital

Loading...