Quiche de Gruyère e bacon

EM: 27 de outubro de 2017

Fazer a sua própria quiche é um desafio e tanto, mas com esta receita você vai se surpreender! Além de fácil, fica deliciosa… E se sobrar um pedaço, no outro dia você aquece um pouquinho no forno e ela fica perfeita!

 

 

O QUE COMPRAR?

Massa:

300g de farinha de trigo

150g de manteiga

1 pitada de sal

água até dar ponto

 

Recheio:

3 ovos

150g de ricota fresca

400ml de creme de leite fresco (nata)

150g de queijo gruyère

150g de bacon picado

1 alho poró em rodelas finas

noz moscada

tomilho opcional

 

COMO FAZER?

Coloque a farinha e a manteiga numa tigela e aperte com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte o sal e adicione a água aos poucos, uma colher de cada vez, até dar liga. Cubra com plástico e deixe na geladeira por 30 minutos. Tire da geladeira e cubra as forminhas individuais, o fundo e as laterais. Faça furos com um garfo e leve ao forno pré-aquecido, a 200ºC por 15 minutos. Retire do forno e prepare o recheio.

 

Recheio:

Numa panela frite bem o bacon e acrescente o alho poró, quando estiver bem dourado, desligue a panela e coloque as folhas de tomilho. Numa tigela, bata os ovos e acrescente a ricota esfarelada, a nata, o queijo gruyère em pedaços pequenos, tempere com noz moscada e uma pitada de sal.

Coloque a misture de queijos com o bacon e o alho poró dentro das formas com a massa pré-assada e volte ao forno por mais 30 minutos, ou até ficar dourada. Se você escolher uma forma grande, o tempo aumenta para 50 min. Retire do forno e sirva morna.

 

 

Rendimento: 10 porções

Dificuldade: média

Tempo de preparo: 60 min

Tags

Categorias


Viverno digital

Loading...