EM: 19 de setembro de 2017
Eu adoro fazer polpetone recheado. E já faço alguns extras pra congelar. Sucesso com os adultos e crianças, você pode servir com arroz, purê ou macarrão. É muito versátil e saboroso! Faço assado porque fica mais saudável e super crocante. Vamos pra cozinha?
O que comprar?
1 kg de carne moída (carne com um pouco de gordura, ex. contra-file ou capa coxão mole)
sal (1col. de sopa para cada kg de carne)
pimenta a gosto
1 pitada de canela
1 col. de sopa de orégano
200g de queijo mussarela
200 g de trigo
2 ovos batidos
200g de farinha de milho (ou rosca)
azeite de oliva
Molho de tomate rápido:
½ cebola bem picada
2 dentes de alho bem picados
4 tomates sem pele e sem semente
ou 1 lata de tomate pelati
azeite de oliva
sal e pimenta
Como fazer?
Polpetone: num bowl grande, coloque a carne e os temperos e misture bem. Divida a carne em 6 porções iguais. Divida novamente em 2 porções e forme 2 discos, do tamanho aproximado de um hambúrguer. Pegue o disco e coloque na palma da sua mão, coloque 1 pedaço de mussarela e cubra com o outro disco de carne. Com cuidado use os dedos para unir os 2 discos e não vazar o recheio.
Prepare 3 pratos fundos: um com a farinha de trigo, outro com os ovos batidos e outro com a farinha de milho.
Passe os polpetones no trigo, no ovo e na farinha de milho e coloque numa forma untada com azeite. Coloque um fio de azeite por cima de cada polpetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por 25 minutos. Na metade do tempo, precisa virar os polpetones para que fiquem dourados uniformemente.
Molho de tomate rápido: doure no azeite de oliva a cebola, o alho e o tomate. Deixe cozinhar por no máximo 5 minutos, tempere com sal e pimenta e desligue. Sirva quente, por cima do polpetone.
Rendimento:6 porções
Dificuldade: média
Tempo de preparo: 60 min
Viverno digital